Quem somos

Fundada em 2018 a rede ALIMENTAR CIDADES SUSTENTÁVEIS  pretende agregar todos os atores e sectores implicados na sustentabilidade dos Sistemas Alimentares em Portugal.

A rede é composta atualmente por 400 membros (2021).

Uma amostragem não representativa realizada em 2020 revelou que os membros são maioritariamente mulheres, residentes um pouco por todo o país, mas com maior representatividade na Área Metropolitana de Lisboa. 

Regista-se uma presença relevante de membros que trabalham em organizações de Ensino/Investigação, seguindo-se o Terceiro Setor – Organizações Não Governamentais, e o Setor Público – Administração Local.

Em termos de perfis profissionais a Sensibilização/Educação e a Investigação são predominantes.

Objetivos

Ser um espaço de interação entre os atores do Sistema Alimentar, entre os quais:

  1. Terceiro Setor (Organizações não governamentais, Fundações, grupos informais da Sociedade Civil); 
  2. Administração Pública e Governos Central, Regional e Local incluindo as Organizações de Ensino/Investigação: 
  3. Sector Privado, etc. 

Dar visibilidade às diversas etapas da Cadeia Alimentar, como parte integrante do Sistema Alimentar, integrando os: Recursos e inputs agrícolas (ex. sementes, fertilizantes, energia, etc.); Produção Agropecuária; Transformação; Logística e Distribuição; Comercialização; Restauração; Consumo; Valorização de Recursos / Desperdício / Atividades de Bioeconomia Circular; Sensibilização/Educação; Investigação; Marketing, entre outros.

Missão

  1. Partilhar conhecimento, fundamentado e plural, como instrumento para ampliar o entendimento da diversidade de setores e atores, ao longo da cadeia que compõe o Sistema Alimentar.

  2. Construção coletiva de conhecimento, como instrumento para qualificar as decisões e as políticas públicas que conduzam a Sistemas Alimentares com melhoria nos impactos ao nível ambiental e económico, e socialmente mais sustentáveis.

O que fazemos

Para além da partilha de informação e de eventos realizada de forma individual e voluntária pelos membros deste “google-group”, são desenvolvidas pontualmente atividades e projetos entre as quais, o e-book – Alimentar Boas Práticas: da Produção ao Consumo Sustentável 2020 e debates mensais online no âmbito do Grupo Temático Circuitos Curtos Agroalimentares.

História

A decisão de construir uma rede nacional para partilhar informação no âmbito da temática da Alimentação nas suas diversas abordagens e disciplinas teve como antecedente a sessão de trabalho “Agricultura Urbana como componente de sistemas alimentares mais resilientes” (24 de abril 2018) na Fundação Gulbenkian. Um evento que contou com a presença de peritos da Fundação internacional RUAF e representantes de várias autarquias Portuguesas. A coordenação da plataforma foi assumida por três membros das seguintes entidades: Cecília Delgado – CICS.NOVA – FCSH, Universidade Nova de Lisboa; Maria José Ilhéu – Rede Rural Nacional; e Paula Rodrigues – Município de Torres Vedras. O grupo Alimentar Cidades Sustentáveis, foi iniciado formalmente no dia 26 de junho de 2018.

Contacto
alimentarcidadessutentaveis@gmail.com

Aviso Legal
As opiniões expressas nos emails partilhados na rede são da inteira responsabilidade do seu remetente e não vinculam a Rede

Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projecto «UIDB/04647/2020» do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa

Create your website with WordPress.com
Iniciar